“Eram 5 horas quando me levantei. O
Passos, acordado não sei desde que horas, estava sentado na cama, lendo
o “Determinismo e Responsabilidade”, de Hamon. Tomei a toalha e desci,
para banhar o rosto. Quando voltava do pateo, enxugando-me, vi dois
individuos, que logo tomei pelo que realmente eram, de revolver em
punho, dirigirem-se para mim, perguntando asperamente.
- Onde está o Domingos Passos?
Prevendo uma dessas violencias de
que o nosso querido companheiro tem sido tantas vezes victima, senti
forte desejo de escondel-o e neguei sua presença, dizendo:
- Domingos Passos não mora aqui!”
Esse pequeno trecho do depoimento do operário Orlando Simoneck ao jornal A Pátria[1],
tomado em 16 de março de 1923, expressa claramente alguns aspectos da
situação então vivida por aquele rapaz mestiço, neto de avós índios[2],
carpinteiro de profissão, anarquista e ativo sindicalista do ramo da
construção civil: o “camarada Passos” era, já naquele ano, o alvo
preferido da Polícia carioca e, se não o mais, um dos mais queridos e
respeitados militantes operários do então Districto Federal. Outra
característica notável de Domingos Passos, destacada no depoimento de
Simoneck, era seu incansável autodidatismo, sua sede pela instrução e
pela cultura, que o fazia varar as madrugadas devorando os livros da
pequena biblioteca de Florentino de Carvalho, que morava naquela mesma
casa da Rua Barão de São Félix, muito próxima da sede do seu sindicato.
Domingos Passos era natural do Rio de Janeiro, tendo nascido, provavelmente, na última década do século XIX[3].
Sua trajetória militante está em grande parte ligada à sua organização
de classe, a União dos Operários em Construcção Civil (UOCC), fundada
como União Geral da Construcção Civil (UGCC) em abril de 1917 (a UGCC
havia sido, na verdade fundada em 1915, mas teve existência breve).
Apenas 2 meses após a sua fundação, a UGCC já com mais de 500 filiados,
conseguiu mobilizar mais de 20.000 trabalhadores para o sepultamento
dos 13 operários mortos no desabamento do New York Hotel, que se
transformou em uma grande manifestação contra a ganância patronal.
No rastro da greve geral iniciada em
São Paulo após o assassinato do jovem sapateiro Martinez, a UGCC e
outras associações de resistência declararam, em 22 de julho de 1917, a
extensão do movimento para o Rio de Janeiro, tendo como conseqüência
imediata o fechamento de várias sedes sindicais pela Polícia até o
início de setembro e a prisão de vários militantes[4].
Outra conseqüência nefasta para a luta dos trabalhadores, foi o
banimento da Federação Operária do Rio de Janeiro (FORJ), que só veio a
ser substituída em 18 de janeiro de 1918 pela União Geral dos
Trabalhadores (UGT).
Em 26 de junho de 1918, a UGCC mudou
sua denominação para UOCC. Em outubro desse ano, a epidemia de gripe
espanhola causou a morte de mais de 12.000 pessoas no Rio de Janeiro e
a fome assolou a população trabalhadora, principalmente nos cortiços do
Centro e nos subúrbios. Criou-se então, a partir da UOCC, o Comitê de
Combate a Fome, que a despeito de sua intenção e da tragédia vigente,
teve várias de suas reuniões interrompidas pela polícia e quase todos
os seus integrantes presos[5].
Em 18 de novembro de 1918, a UOCC
participou ativamente da tentativa de greve insurrecional, tendo sua
sede novamente fechada durante a onda repressiva que se seguiu, desta
vez por mais de 70 dias. Centenas de operários foram encarcerados e a
UGT, com apenas 9 meses de vida, foi fechada por decreto federal.
Em abril de 1919, após um ano e meio de
disputas internas entre os sindicalista revolucionários (anarquistas) e
a “facção conservadora” da UOCC[6], os primeiros
elegeram uma nova comissão executiva e conseguiram que a organização
voltasse a ser regida pelas Bases de Acordo originais (em dezembro de
1917, um manobra dos conservadores havia “legalizado” um estatuto que
previa os cargos de presidente e vice, e que nunca havia sido
reconhecido pelos libertários).
Em maio de 1919, a UOCC conquistou
finalmente às 8 horas de trabalho diário para a categoria e, em julho,
vários de seus membros participaram da fundação do novo organismo
federativo, a Federação dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (FTRJ).
Nos meses de setembro e outubro de
1919, uma feroz repressão foi desencadeada contra as associações de
resistência do Rio de Janeiro. No dia 10 de setembro, a sede da UOCC e
de várias outras entidades de classe foram atacadas pela Polícia, tendo
sido efetuadas dezenas de prisões. No dia seguinte, a FTRJ convocou uma
manifestação de protesto contra a violência policial, que degenerou em
um conflito com a Força Pública, resultando feridos em ambos os lados.
Foi durante esse duro período que
registramos a primeira aparição “oficial” de Domingos Passos, quando
este foi eleito, em 16 de outubro de 1919, o 2o Secretário da UOCC e,
em dezembro desse mesmo ano, 1o Secretário para o período de janeiro a
julho de 1920[7]. Destacamos, no entanto, que o fato
de Domingos Passos ter passado a ocupar tais cargos na organização em
um momento tão difícil, indica que sua trajetória na UOCC vinha, no
mínimo, de alguns meses antes.
Domingos Passos foi indicado, junto com José Teixeira[8],
delegado da UOCC no 30 Congresso Operário Brasileiro (1920), quando foi
eleito Secretário Excursionista da Confederação Operária Brasileira
(COB)[9]. Ao ser escolhido para tal cargo, Passos
certamente já se destacava no campo do proletariado organizado por sua
inteligência e oratória, cultivada no cotidiano de lutas de sua
categoria. Segundo Pedro Catallo[10], Passos era “dono
de uma oratória suave, envolvente e agressiva o mesmo tempo,
multiplicava a afluência aos comícios, desejosa de ouvi-lo falar.
Depois, raramente chegava ao seu domicílio porque a polícia cercava-o
no caminho e levava-o para o xadrez, onde repousava de quinze a trinta
dias por vez”.
A repressão durante todo o governo
Epitácio Pessoa foi brutal, com um sem número de deportações de
militantes anarquistas, prisões, torturas e assassinatos, fechamentos
de sindicatos e empastelamentos de jornais operários. Em outubro de
1920, a polícia dissolveu à bala uma passeata de trabalhadores na
Avenida Rio Branco e, não satisfeita, novamente assaltou a sede da
UOCC, ferindo 5 trabalhadores, prendendo 28 e, posteriormente,
deportando 8 destes[11].
O movimento operário sentiu os golpes,
e declinou a partir de 1921. Os sindicatos “amarelos” e
“cooperativistas” se fortaleceram rapidamente, e passaram a disputar a
hegemonia de diversas categorias com os sindicatos revolucionários.
Entre os anarquistas, desmoronaram as esperanças na Revolução Russa,
com a chegada das notícias sobre a repressão bolchevique, notadamente o
massacre de Kronstadt, em março de 1921.
Em 16 março de 1922, nove dias antes da
fundação do Partido Comunista, a UOCC publicou o documento Refutando as
afirmações mentirozas do Grupo Comunista, declarando sua
incompatibilidade com os “comunistas de estado”[12].
Este importante manifesto certamente teve a participação de Domingos
Passos. Este, como outros militantes da Construção Civil foram, por
toda a década de 1920, os oponentes mais ferrenhos e intransigentes da
doutrina bolchevista, encarnando a consciência crítica e, em
determinados aspectos, punitiva, dos quadros comunistas.
“Na Rússia, onde alguns membros do
partido Communista, entronizados no poder, exercem a ditadura em nome
do proletariado, estão sendo perseguidos, encarcerados e mortos todos
os revolucionários da esquerda, mormente os combatentes anarquistas. Se
é a obra de tal partido que os do Grupo Communista propagam e pretendem
realizar, outra não pode ser a atitude da Construcção Civil, senão a de
opozição à ditadura, e aos seus ditadores”.[13]
Em julho de 1922, no rastro do
esmagamento da revolta dos tenentes do Forte Copacabana, a repressão
fechou o jornal O Trabalho, órgão da UOCC, do qual Passos foi assíduo
colaborador. Um novo bastião dos anarquistas na imprensa ficou a cargo
de outro militante da Construção Civil, o carpinteiro e jornalista
português José Marques da Costa, redator da Secção Trabalhista do
jornal A Pátria.
Em 1923, continuamente perseguido pela
polícia, Domingos Passos afastou-se da Comissão Executiva da UOCC e
passou a se dedicar à propaganda e à organização federativa, tendo
viajado duas vezes ao Estado do Paraná[14] para
colaborar com sindicatos de resistência locais. Durante todo o primeiro
semestre deste ano foi um dos principais articuladores da refundação da
Federação Operária do Rio de Janeiro (FORJ), já que a FTRJ, sob o
controle dos bolchevistas, agonizava e, cada vez mais, aproximava-se
taticamente da Confederação Sindicalista Cooperativista Brasileira
(CSCB), entidade que congregava desde sindicatos colaboracionistas até
instituições reacionárias como a Liga de Defesa Nacional e o Centro
Industrial do Brasil[15]. Quando a FORJ reapareceu, em 19 de agosto de 1923, Passos foi eleito para o Comitê Federal[16].
Assim como José Oiticica, Carlos Dias e
Fábio Luz, Domingos Passos era freqüentemente convidado para
conferências nas sedes sindicais. Também participava ativamente dos
festivais operários, atuando nas peças teatrais organizadas pelo Grupo
Renovação, declamando e palestrando sobre temas sociais. Certamente,
foram esses festivais alguns dos poucos momentos de lazer que Passos
usufruiu em sua vida de rapaz trabalhador e ativista sindical.
A FORJ, refundada por seis associações
de classe (Construção Civil, Sapateiros, Tanoeiros, Carpinteiros
Navais, Gastronômicos e o Sindicato de Ofícios Vários de Marechal
Hermes), até meados de 1924 teve a adesão de mais cinco categorias
importantes: Fundidores, Ladrilheiros, Ferradores, Metalúrgicos e
Operários em Pedreiras. O sindicalismo revolucionário, a despeito da
repressão estatal e das manobras bolchevistas, se fortalecia sob a
orientação da FORJ, que organizava uma conferência intersindical e
planejava para aquele ano o 4o Congresso Operário Brasileiro.
E é por isso, simplesmente por isso que
dia a dia os trabalhadores vão abandonando os embusteiros, enveredando
pelo caminho da organização operaria, não para fortalecer nenhum
partido “socialista” ou burguez, e sim para fortalecerem a si mesmos,
nos seus organismos de resistencia e de combate as explorações da
sociedade actual.
Quando a organização operaria tiver
attingido ao apogeu almejado, uma das suas principaes preocupações é a
de atirar por terra não só o partido “socialista” (dito Communista)
como todos os partidos.
Não é de partidos que precizamos. Os
partidos são cacos e os cacos só tem uma utilidade: a de encher as
“garys” e ir aterrar a Sapucaia[17].
Precizamos é de “inteiros” e estes só
se conseguem com a “organização syndicalista revolucionaria”, que une,
que eleva, que constroe.”[18]
Em julho de 1924, todo esse afã
organizacional foi ceifado pela repressão que se seguiu à nova revolta
dos tenentes, agora em São Paulo. As sedes sindicais foram invadidas e
fechadas, centenas de anarquistas encarcerados e muitos deles
deportados, entre estes Marques da Costa e Antônio Vaz. Domingos Passos
foi um dos primeiros a serem presos e, após 20 dias de sofrimentos na
Polícia Central[19], foi recolhido ao navio-prisão
Campos, fundeado na Baía de Guanabara. Sua permanência por 3 meses na
embarcação caracterizou-se por momentos de profunda privação e
constrangimento. Transferido para o navio Comandante Vasconcellos[20],
enfrentou mais 22 dias de suplícios junto a outras centenas de cativos
(anarquistas, soldados e sub-oficiais sediciosos, ladrões, malandros,
cáftens, imigrantes pobres e mendigos), inaugurando em dezembro de 1924[21] a fase prisional da Colônia Agrícola de Clevelândia, o “Inferno Verde” do Oiapoque, no atual Estado do Amapá.
Após alguns meses nessa “Sibéria
Tropical”, onde os maus tratos e as doenças dizimaram centenas de
homens, Domingos Passos conseguiu fugir para Saint George, na Guiana
Francesa. Entretanto, as febres adquiridas na selva o obrigaram à
buscar medicamentos em Caiena, tendo sido acolhido fraternalmente por
um créole, que o ajudou a recuperar as forças[22]. Da
Guiana, seguiu para Belém do Pará, onde permaneceu por algum tempo
amparado pela solidariedade ativa do proletariado organizado daquela
capital.
Domingos Passos estava entre os que
retornaram ao Distrito Federal após o estado de sítio imposto por quase
todos os quatro anos do governo de Arthur Bernardes (1923/1926). Ao
chegar ao Rio de Janeiro, no início de 1927, retornou ao ativismo
sindical, mesmo sofrendo das seqüelas do impaludismo, contraído no
Oiapoque. Nesse mesmo ano, mudou-se para São Paulo, onde atuou na
reorganização da Federação Operária local (FOSP) e na articulação do
Comitê de Agitação Pró-Liberdade de Sacco e Vanzetti[23] ,criado no início de 1926, tendo ainda participado do 4o Congresso Operário do Rio Grande do Sul, realizado em Porto Alegre.
Em agosto de 1927 foi preso durante um
meeting pró-Sacco e Vanzetti no Largo do Brás, e levado à temida
“Bastilha do Cambucí”, onde permaneceu por 40 dias sujeito à toda sorte
de maus tratos. Solto, saiu de São Paulo em direção ao Sul do país,
perseguido em todos os cantos, conseguindo chegar a Pelotas, onde foi
preso e embarcado à força em um navio para Santos[24].
Ao chegar nessa cidade, conseguiu fugir e voltar a São Paulo, vivendo
oculto por algum tempo até que, em fevereiro de 1928, foi preso
juntamente com o operário sapateiro Affonso Festa[25].
Segundo Pedro Catallo[26],
por ordem do delegado Hibraim Nobre, Passos foi deixado incomunicável
por mais de três meses em um cubículo de 2 m2 da “Bastilha do Cambuci”,
escuro e sem janelas, recebendo alimentação apenas uma vez por dia. Ao
ser retirado da cela imunda, tinha o corpo coberto de feridas e vestia
apenas trapos. Foi embarcado em um trem e enviado para morrer nas matas
da região de Sengés, no interior ainda selvagem do Estado do Paraná.
Algum tempo depois, conseguiu abrigo neste povoado e pôde escrever para
os camaradas de São Paulo solicitando dinheiro, que foi-lhe levado em
mãos por um emissário.
Aí terminou a trajetória conhecida
deste que foi um dos mais influentes e respeitados ativistas do
anarquismo e do sindicalismo revolucionário de seu tempo. Nunca mais se
teve qualquer notícia dele, apenas boatos esporádicos e nunca
confirmados.
Não foi à toa que Domingos Passos
ganhou de seus contemporâneos a alcunha de “Bakunin Brasileiro”. Poucos
como ele se entregaram de tal forma ao Ideal e sofreram tanto as
conseqüências dessa dedicação à luta pela emancipação dos homens e
mulheres. Durante apenas uma década, em grande parte passada nas
prisões e nas selvas tropicais, Passos tornou-se a grande referência de
militância libertária e social de seu tempo…e do nosso também!
Nossos passos seguirão os seus, Passos!
Referências
1 A Pátria, Secção Trabalhista, 16/03/1923 (Seção de Periódicos, Biblioteca Nacional).
2 “Memórias” manuscritas de Pedro
Catallo in Edgar Rodrigues. Os Companheiros 2. VJR Editores Associados
Ltda. Rio de Janeiro, 1995.
3 Ibidem.
4 Leal, Juvenal. Histórico da União dos
Operários em Construcção Civil (18 de março de 1917 a 31 de dezembro de
1919). Edição da União dos Operários em Construcção Civil, 1920. pgs.
10-12 (Acervo da Biblioteca Social Fábio Luz, também disponível no site
www.insurgentes.nodo50.org).
5 Ibidem. pg.. 16
6 Ibidem. pg. 24.
7 Ibidem. pg. 28.
8 Rodrigues, Edgar. Nacionalismo & Cultura Social (1913-1922). Laemmert, 1972, p.307.
9 Ibidem. p. 314.
10 Rodrigues, Edgar. Os Companheiros 2, p. 26.
11 Rodrigues, Edgar. Nacionalismo & Cultura Social (1913-1922). p. 335-336.
12 UOCC .Refutando as afirmações
mentirozas do Grupo Comunista. Edição da União dos Operários em
Construcção Civil, 1922. (disponível no site
www.insurgentes.nodo50.org).
13 Ibidem.
14 A Pátria, Secção Trabalhista, 08/07/1923.
15 Castro Gomes, Ângela. A Invenção do Trabalhismo. São Paulo: Vértice; Rio de Janeiro: IUPERJ, 1988, p. 160.
16 A Pátria, Secção Trabalhista, 18/10/1923.
17 A Sapucaia era o depósito de lixo da
cidade, situado no bairro do Caju, às margens da Baía de Guanabara,
hoje cortado pela Linha Vermelha.
18 Passos, Domingos. Em frente – Ao
Partido Communista. A Pátria, Secção Trabalhista, 04/05/1924.
(disponível no site www.insurgentes.nodo50.org).
19 A Plebe, 26/02/1927.
20 Samis, Alexandre. Clevelândia:
Anarquismo, Sindicalismo e Repressão Política no Brasil. São Paulo: Ed.
Imaginário; Rio de Janeiro: Achiamé, 2002, p. 194.
21 A Plebe, 12/03/1927.
22 A Plebe, 26/02/1927.
23 Rodrigues, Edgar. Novos Rumos
(História do Movimento Operário e das Lutas Sociais no Brasil,
1922-1946). Rio de Janeiro, Edições Mundo Livre, 1978.
24 Panfleto “Trabalhadores Conscientes,
Procurae saber o paradeiro de Domingos Passos” (1928). Arquivo
Biblioteca Social Fábio Luz.
25 Rodrigues, Edgar. Novos Rumos. op. cit. p. 278.
26 Ibidem, p. 279.